Tecnologia é todo instrumento (meio) material ou “virtual expresso”, util ou de certa forma influente e sob domínio e conveniência do homem, em prol dos seus interesses (fim) . A tecnologia é essencialmente o meio para se chegar ao fim almejado .
Há um senso comum de que a tecnologia é estritamente algo mecânico, elétrico, automatizado etc... Porém há instrumentos primitivos com matéria prima em estado natural e nem por isso deixam de ser tecnologias (Por exemplo ao bater com o côco na pedra para abrilo-lo e se alimentar). Sabemos que o desenvolvimento do conhecimento humano propiciou a artificialidade e a manipulação da matéria, para criação de instrumentos tecnológicos complexos cada vez mais precisos e eficazes. A tecnologia evolui em conjunto do seu condutor e criador. Além disso ela pode transcender a matéria e pode também ser composta de conhecimento abstrato expresso (Virtual) e inteligível.
“Parece estranho que um soneto de Shakespeare ou uma fuga de Bach sejam colocados no mesmo plano de coisas como a bomba nuclear ou o walkman? Mas, se 1 000 linhas de letras são uma tecnologia (como o código de uma página HTML, usado para veicular textos e imagens na internet), então
1 000 linhas de letras em inglês (Hamlet) também devem ser.” (Kevin Kelly).
Muitos aparatos fascinam multidões e são verdadeiros objetos de desejo atual. Pense você mesmo nos seus, em maioria são todos tecnologia de ponta. Existem também outros que são tão banais que nem nos damos conta, como por exemplo a cadeira em que sentamos. Vivemos numa casa onde estão empregados dezenas de milhares de anos de conhecimento humano (manipulação e utilização de matéria prima, conhecimento de engenharia cível empregado por exemplo) e nem se quer pensamos no gigantesco caminho de acumulo, transmissão e evolução da tecnologia.
Varias destas tecnologias são por vezes tão avançadas que muitos não conseguem se enquadrar. Há dificuldade de lidar com tanto avanço cada vez mais veloz e feroz. Feroz porque a exclusão digital não tem misericórdia, e deve ser contornada com prioridade. Pois é essencial acompanhar esta evolução, para tornar-se um cidadão ativo do sec. 21. Ou senão será sumariamente excluído e silenciado. Estamoas cada vez mais socialmente, economicamente e politicamente mais dependentes da tecnologia e seus aparatos mais avançados.
A tecnologia é intrínseca ao cotidiano dos seres humanos. Foi através da tecnologia que subjugamos e vencemos (por enquanto) a seleção natural. A tecnologia nos caracteriza e também nos diferencia dos outros animais. Essa capacidade de criação supriu as nossas carências e nos auxiliou com os desafios da sobrevivência. Se não pelos músculos e força bruta. Mas foi pela massa cinzenta hipertrofiada e o polegar longo que nos proporcionou diversas e novas possibilidades.
O progresso entendido (erroneamente) majoritariamente como o avanço tecnológico, se por um lado melhora a qualidade de vida de alguns, a briga pelo lucro e a concorrência globalizada fez com que muitos outros muitos vivam na miséria. Até mesmo em regime de trabalho semi-escravo em países como a China, por exemplo. Esta nos últimos anos desponta mundialmente com um crescimento econômico contundente. O país comunista é apontado como futura superpotência mundial. E um dos maiores vilões poluidores do planeta.
Vivemos numa rEvolução tecnológica onde o homem agora reina absoluto em pleno planeta terra e sonha alto em ampliar seus domínios bem mais além da estratosfera. Protagonista, como herói e algoz de sua própria história. Que pode ser vista e é escrita de duas maneiras. 1- Numa guerra ambiciosa de domínio contra ele mesmo e o meio ambiente, fadado a auto-destruição. 2- Ou em uma jornada de integração ao todo num progresso sustentável, em busca do infinito autoconhecimento. Faça suas Escolhas você agora. Escreva a sua história, e ajude a compor a História do planeta inteiro. (Mas para ser ouvido e fazer diferença é necessário se adequar para não ser retardatário nesta imensa corrida tecnológica, e no nosso desafio tecnológico cotidiano.)
Fonte: Veja - Especial tecnologia - 2007
http://veja.abril.com.br/especiais/tecnologia_2007/p_046.html
Wikipédia - Tecnologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário